Desarme a violência em você

Minas Gerais é o segundo estado brasileiro em quantidade de pessoas negras e seus descendentes. Esta é uma marca da mineiridade pouco comentada. Mas o traço afro tem sido a fonte do que de melhor tem-se produzido no estado. Das Noites do Griot aos duelos de MC, a cultura afro-brasileira e suas variantes tem recriado (e, talvez, subvertido) a famosa “mineiridade”.

Pois no último domingo, um visível ato de racismo chocou a cidade de Belo Horizonte. O rapper, produtor, e educador social Ice Band foi brutalmente atacado num bar do bairro Santa Efigênia. A discussão surgiu por acharem que ele era um pedinte. A conclusão desastrosa foi um linchamento que o deixou com uma clavícula quebrada, dentes afundados, vários hematomas pelo corpo, o joelho ferido e a alma dilacerada clamando por justiça. Ao procurar a polícia, também foi mal recebido. Sendo, inclusive, identificado como perturbador da ordem.

Por isso, hoje, sexta-feira, 03 de dezembro, haverá um Duelo de MCs para lançar a campanha DESARME A VIOLÊNCIA EM VOCÊ. Leia abaixo a convocatória.

Para quem não sabe, Ice Band, o Hudson, é um sobrevivente da guerrilha urbana. Ex-bandido, traz no próprio corpo as marcas de sua história. Sua vida hoje é dedicada a tirar os jovens da situação arriscada do crime como educador social. É convidado para falar de sua experiência em todo o Brasil e é respeitado por rappers e artistas. O conheci em 2008 por ocasião do lançamento da revista Roda – Arte e Cultura do Atlântico Negro, nº 6, na qual ambos colaboramos. Uma pessoa dócil e agradável, casado com a generosa jornalista Janaína Cunha Melo com quem tem um filho.

Esperamos que a justiça seja feita, que os agressores sejam realmente punidos e que esse tipo de situação (tema de um dos raps do Ice Band) pare de ocorrer definitivamente.

Para saber mais sobre o triste fato, leia as notícias no Estado de Minas, no jornal O tempo e com destaque especial, esta crônica de Silvana Mascagna. Sugiro ainda, muito especialmente, que você ouça um pouco do trabalho do Ice Band lá no Myspace.

****

CONVOCATÓRIA

O Centro de Referência Hip Hop Brasil, a Família de Rua e o Coletivo Nospegaefaz convidam militantes do hip hop, ativistas dos movimentos sociais e populares, artistas, representantes de organizações da sociedade civil e amigos a participarem do lançamento da campanha DESARME A VIOLÊNCIA EM VOCÊ, nesta sexta-feira, dia 3 de dezembro, a partir das 20h, no Duelo de MC’s, em frente à Serraria Souza Pinto.

Esta ação presta solidariedade irrestrita ao rapper e arte-educador Hudson Carlos de Oliveira, o Ice Band, que foi covardemente agredido domingo passado, em crime de motivação racista e de intolerância,em frente ao monumento de homenagem a Zumbi dos Palmares, no bairro Santa Efigênia.

A partir de agora, todas as sextas-feiras um muro da cidade receberá a intervenção de um artista plástico de periferia, até que o processo judicial se encerre com a condenação dos culpados por este ato de barbárie que fere a dignidade humana e os direitos civis de todos os brasileiros. Em defesa da vida, da liberdade e da justiça, participe.

Informações: crh2b@yahoo.com.b

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.