Livros publicados

USE O ASSENTO PARA FLUTUAR
Leo Gonçalves. Use o assento para flutuar. Belo Horizonte: Crisálida, 2018

Use o assento para flutuar. Belo Horizonte: Crisálida, 2018.

Há coisas extraordinárias que Leo Gonçalves dá: o ritmo de seus versos, repiques do candomblé, um poema do moar como se Yemanjá o tivesse escrito. Alguns poemas poderiam ser bailados sem música, só com a da palavra, um reconhecimento de todas as vidas e as mortes que a fizeram e estão em sua escrita. Um mérito maior.
(…)
Esses poemas de Leo Gonçalves são poesia, como os poemas que Alceu de Mitilene escreveu há 27 séculos: “Não entregar nunca nossos companheiros/ou então morrer e envolvidos na terra/descansar, derrubados por aqueles/que mandavam então matá-los/e liberar o povo de seus males? .

Juan Gelman
Texto da quarta capa

…………………………………………………………………………………………….

DA CUSPARADA, 2015

Da cusparada faz parte da primeira leva da coleção Leve um livro, projeto de Bruno Brum e de Ana Elisa Ribeiro. São ao todo dez poemas de cada autor brasileiro contemporâneo, num formato pequeno e leve para que possa ser adquirido gratuitamente nas livrarias e espaços culturais de Belo Horizonte. Lembra os antigos pop-cards, uma ideia simples e que pode proporcionar poesia a todo mundo. Na coleção, que em 2017 conta seu terceiro ano, já passaram autores como Glauco Mattoso, Luiz Roberto Guedes, Nicolas Behr, Mônica de Aquino, Thais Guimarães, Wir Caetano, Edimilson de Almeida Pereira e muitos outros.

…………………………………………………………………………………………….

WTC BABEL S. A., 2009

WTC BABEL S. A. (edições barbárie, 2008)

WTC BABEL S. A.  edições barbárie, 2008 (clique aqui e leia mais sobre este livro)

…………………………………………………………………………………………….

DAS INFIMIDADES, 2004

Primeiro livro de poemas de Leo Gonçalves, das infimidades, foi produzido nas tipografiaas da Memória Gráfica, onde o autor trabalhou por algum tempo realizando oficinas de literatura com menores em situação de risco social. Encontra-se esgotado para aquisição impressa, mas disponível aqui no Salamalandro. Para baixar o pdf, basta clicar na imagem que aparece na barra ao lado.

Título: das infimidades
Autor: Leo Gonçalves
Edição: in vento
Ano: 2004

…………………………………………………………………………………………….

papeldobrado

papeldobrado, 2004

o grupo poesia hoje nasceu em meio às inquietações de alguns estudantes de letras, discípulos de Maurício Salles Vasconcelos, um professor com uma “performance” bem peculiar. na ocasião, ele havia desenvolvido uma disciplina-oficina de criação literária no curso de letras da ufmg. no ar, já pairava a ausência de waly salomão, morto em maio de 2003. o trabalho de conclusão do curso foi, então, uma homenagem ao poeta de jequié: a apresentação de várias performances poéticas no auditório da faculdade. e eu fui parar dentro de um parangolé de cetim vermelho enquanto falava em voz alta a “gemedeira das gemedeiras para waly salomão”, tudo invenção de letícia féres.

ainda em 2004, acabamos participando do 5º salão do livro de belo horizonte. nos apresentamos com a seguinte formação: bruno brum, daniel antônio, julius, leo gonçalves, letícia féres, michel mingote e renata cabral e atendíamos pela alcunha de “grupo estilingue”. na mesma noite, apresentaram-se também os poetas: ana elisa ribeiro, ricardo aleixo, chacal e carlos ávila. uma noite e tanto, onde se inauguraram grandes amizades e parcerias para muito além do grupo que fazia sua primeira performance fora da faculdade.

pouco tempo depois já havíamos abandonado o título de “estilingue” e passamos a atender por grupoPOESIAhoje. éramos seis: eu, o julius, a lenise regina, a letícia féres, o michel mingote e a renata cabral. o nome do grupo seguia a bússola lançada pelo poeta-professor-apadrinhador Maurício e o mote de Waly: “serena e sem catástrofe/não é difícil aprender a arte de perder”.

foi então que lançamos o folheto papeldobrado, reunião de poemas dos integrantes do grupo. fizemos uma tiragem de mil exemplares e o trabalho foi distribuído nos diversos eventos dos quais participávamos. destaque para a zip: zona de intervenção poesia &, capitaneada por ricardo aleixo.

o grupo, com o tempo se dissolveu em meio aos desejos de cada um. mas ficaram algumas coisas: uma profunda e rica interlocução, várias mudanças de rumo na produção individual de cada um, uma postura est-ética repleta de ativismo e renovação, muita paixão e amizade

clique nas imagens abaixo e leia o papeldobrado em formato jpg. baixe, imprima e dobre.

papeldobrado (frente)

papeldobrado (verso)

Última atualização: 04-02-2020

Um comentário em “Livros publicados

Os comentários estão fechados.