É agora como nunca | em Portugal

Está disponível desde maio, para o público português, o livro É agora como nunca: antologia incompleta da poesia contemporânea brasileira. Organizado por Adriana Calcanhotto, o livro foi inicialmente publicado no Brasil pela Companhia das Letras e deu bastante assunto na virada do ano. Entre críticas e salvas de palmas, foi lançado nas principais cidades do Brasil, sempre com participação dos autores em leituras de poesia.

Dou destaque especial para a manhã de autógrafos em que estive presente em Belo Horizonte, na companhia das poetas Camila Nicácio, Alice Sant’anna, Ana Martins Marques e Simone de Andrade Neves. Também tive o prazer de participar do evento que teve lugar no Tapera Taperá, na região central de São Paulo.

“A reunião dos poetas sabe-se incompleta e é totalmente pessoal, intransferível, autoral, ou o contrário. Um instantâneo da poesia brasileira agora, em volume único para viagem”, afirma a organizadora no prefácio da antologia. Despretensiosa, ela procura fazer uma narrativa à sua maneira das diversas vozes (em seus cantos, se tanto) que perambulam pelas páginas do Brasil atual. “A arrumação do ritmo do livro por inteiro funcionou como um delicioso exercício de composição”, ela comenta.

É para mim uma grande honra estar entre poetas que tanto admiro, e selecionado por uma artista que sempre demonstrou imensa sensibilidade para a poesia como linguagem (o disco “A fábrica do poema” nunca me saiu da cabeça). A edição também é motivo de festa, tomando parte que estamos numa bela coleção de poesia que inclui também Paul Celan, Luis Cernuda, Philip Larkin, Cesare Pavese, Antonio Machado e tantas e tantos outros.

É agora como nunca: antologia incompleta da poesia contemporânea brasileira
Organização e apresentação de Adriana Calcanhotto
Lisboa: Editora Cotovia, 2017
À venda nas melhores livrarias de Portugal

Mais informações no site da editora:
www.livroscotovia.pt

Um comentário em “É agora como nunca | em Portugal

  1. Léo é uma pessoa-poema. Feliz em sabê-lo entre os seus, em uma página a ser lida por mais pessoas. Seu crescimento como escritor é maravilhoso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.