Comentários pós Fliv

Os resultados tão positivos do Festival Literário de Votuporanga têm sido o assunto principal para este Salamalandro que vos fala. Experiências com eventos são sempre arriscadas. Raros são aqueles que caminham de vento em popa até o final, especialmente nas condições em que trabalhamos, com orçamento baixo e contando, muitas vezes, apenas com o entusiasmo de todos.

Ainda há muito chão pela frente, muito o que aprimorar e reformular. Mas nenhum percalço impediu que o Festival acontecesse repleto de surpresas boas e com tantas conversas animadas. Como bem lembrou Ignácio de Loyola Brandão, ter sido um dos pioneiros do evento (que promete crescer daqui pra frente), além dos diálogos subsequentes com tantos bons autores e com um público curioso e cheio de vontade são motivos de muita alegria.

Para mim a grande novidade foi a colaboração com o Clube de Autores para a curadoria do evento. Posso considerar que o êxito da experiência foi alto, não só pelas escolhas, mas também pelos inesperados encontros surgidos entre os próprios autores, a organização e principalmente com o público.

Do convite e as primeiras conversas com Paulo Santos, do Clube de Autores, e com Fabiana Motroni de Almeida (principal interlocutora nessa curadoria) aos encontros ao vivo e a cores na cidade de Votuporanga, há muito o que comentar e agradecer. Se as coisas caminharam bem, isso se deve antes de mais nada à dedicada organização de Karina de Moraes e Cibeli Moretti, as organizadoras do evento.

Eliane Godói, secretária da educação, cultura e turismo de Votuporanga merece ser parabenizada. O trabalho dela é um exemplo a ser seguido: sempre cuidadosa com os detalhes, ela viabiliza com toda a simpatia e capacidade de diálogo os meios para que o turismo fomente a cultura e esta fomente a educação e assim por diante. Eliane sabe que Cultura não é perfumaria.

Agora é nos prepararmos para a Fliv 2012.


Um comentário em “Comentários pós Fliv

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.