Curso online

Introdução à poesia, ao pensamento e à ação política de Aimé Césaire | com Leo Gonçalves 

Quem perambula pelo Salamalandro há tempos, já sabe o quanto gosto da poesia de Aimé Césaire. Me lembro de publicar textos de e sobre ele lá por volta de 2006. Agora, quase duas décadas depois, estou aqui para lançar meu primeiro curso online da série Antilhanas.

A proposta é trazer, em 4 encontros, um pouco da obra desse poeta martinicano que tem ficado tão longe das conversas sobre poesia no Brasil. Falaremos do Cahier d’un retour au pays natal, do Discurso sobre o colonialismo e do debate que girou em torno a esse livro ainda tão fundamental nos dias de hoje, da curiosa e transformadora ação política desse que acabou se tornando a principal liderança de sua ilha e, finalmente, da sua misteriosa lírica, repleta de rebeldia e de palavras vulcânicas.

A ideia de fazer uma série Discursos Antilhanos vem de um antigo desejo de também apresentar para o público brasileiro um pouco mais da literatura dessa região tão repleta e rica de literaturas e, ao mesmo tempo, tão pouco conhecida em língua portuguesa.

Este é um curso sobre a obra, os conceitos, as invenções poéticas e a trajetória de Aimé Césaire. Em quatro encontros, cada um deles abordando uma de suas diferentes linhas temáticas. Serão oito horas distribuídas em aulas de duas horas ao longo de 2 meses. Para cada aula, serão indicados livros em português (ou outros idiomas para quem se interessar) e textos exclusivos. Os participantes poderão se inscrever em aulas avulsas ou no pacote completo contendo todo o conteúdo proposto, a depender da disponibilidade de vagas.

Para saber mais sobre o curso, acesse salamalandro.redezero.org/aime-cesaire/

Para se inscrever, é no https://forms.gle/5Yffd9aQzVXGS1to7

Um comentário em “Curso online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.